Home Fundação

Órgãos
Ligações
Casa do Passal

A Fundação Aristides de Sousa Mendes foi criada pela Família Sousa Mendes por escritura notarial, em Fevereiro de 2000, e reconhecida pelo governo português, em 7 de Abril do mesmo ano, a fim de dignificar e divulgar a incomparável figura de Aristides de Sousa Mendes, diplomata português que salvou 30 000 vidas. Sacrificando interesses pessoais, numa actuação humanitária corajosa, firme e continuada, sofreu abnegadamente a perseguição sistemática dos poderes instituídos, até ao fim da sua vida, sem renegar o seu gesto solidário.

Com o apoio financeiro do Ministério de Negócios Estrangeiros, a Fundação adquiriu a ‘Casa do Passal’ em 2001, a antiga casa de família de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, com o intuito de perpetuar uma homenagem viva e permanente a Aristides de Sousa Mendes e ao seu Acto de Consciência.