A ACÇÃO DE DIPLOMATAS PORTUGUESES DURANTE A II GUERRA MUNDIAL - 21 Mar 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

FUNDAÇÃO ARISTIDES DE SOUSA MENDES – UNIVERSIDADE DE COIMBRA – FACULDADE DE ECONOMIA

Jornada «Diplomatas Portugueses e o Holocausto»

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Sala Keynes, dia 21 de Março de 2014

A acção de diplomatas portugueses durante a II Guerra Mundial

Ver pdf

Moderação de Maria do Carmo Vieira

10h – Abertura em nome da FASM, Universidade de Coimbra, com agradecimentos à Fundação Calouste Gulbenkian

10, 30h - João Paulo Avelãs Nunes: «“Portugal não quer voltar a ter um problema judaico”. Reflexões acerca do antisemitismo em Portugal na primeira metade do século XX»

10, 50h - Claudia Ninhos: «“Para que Marte não afugente as Musas”. Ideologia, Cultura e Ciência ao serviço das relações luso-alemães durante a Guerra e o Holocausto»

11, 10h - Pausa para café

11, 30h - Daniela Nascimento, «A influência dos Direitos Humanos na Diplomacia Portuguesa durante a II Guerra Mundial»

11,50 Ansgar Schaefer, «Portugal perante “o perigo de uma invasão de indesejáveis”. O agravamento do regime de vistos de entrada em Portugal na sequência da anexação da Áustria.»

12, 10h - Debate

Moderação: Drª Raquel Freire (a confirmar)

14, 30h - Lina Madeira, «Alberto Veiga Simões e o ofício de 23 de Novembro de 1938. O texto, o contexto e o hipertexto»

14,50h - Avraham Milgram, «Os ‘Estados Novos’ do Brasil e de Portugal e seus diplomatas face à perseguição dos judeus durante o Holocausto»

15, 10h - Sofia Leite, «”A lista de Chorin". Reportagem sobre o resgate de uma família de judeus húngaros, e à sua margem, a actuação dos diplomatas portugueses em Budapeste»
15,30h - debate

16h - Fecho e balanço, Irene Pimentel, «O papel de Aristides de Sousa Mendes e de outros diplomatas portugueses durante a II Guerra Mundial».

Museu Virtual ASM

SM Foundation