“Chamem-me Stefan” – Inauguração de Exposição de Homenagem a Stefan Rozenfeld

A exposição “Chamem-me Stefan!” é um projecto da Fundação Aristides de Sousa Mendes, com curadoria e investigação da historiadora Cláudia Ninhos e de Leah Rozenfeld e com o apoio do Instituto Diplomático. O design e a concepção gráfica foram da autoria de Susana Rosmaninho e Pedro Azevedo ( Rosmaninho+Azevedo – Arquitectos).

Conta a história de vida de Stefan Rozenfeld, uma criança nascida no seio de uma família de origem judaica, que tinha 5 anos quando a Alemanha invadiu o seu país.
Łódź, a sua cidade natal, foi ocupada pelos alemães, mas graças aos esforços do pai, que se encontrava no estrangeiro, Stefan e a mãe abandonaram o território polaco pouco antes da abertura de um gueto, onde a população judaica foi encarcerada. Com um visto concedido em Bordéus pelo cônsul de Portugal, Aristides de Sousa Mendes, Stefan e os pais escaparam para os EUA, onde refizeram as suas vidas. No entanto, uma parte da família foi assassinada durante o Holocausto.

No dia 21 de Setembro de 2023, a exposição foi inaugurada na Escola Secundária de Carregal do Sal com a presença de familiares do homenageado, que se deslocaram dos EUA para o efeito, nomeadamente Leah Rozenfeld Sills, sua filha.
Estiveram igualmente presentes a Fundação Aristides de Sousa Mendes, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, familiares de Aristides de Sousa Mendes, a Sra. Diretora do Agrupamento, Dra. Maria João Marques, a curadora Cláudia Ninhos, bem como a equipa do projeto UNESCO do AECS, constituída pelas docentes Josefa Reis, Dores do Carmo e Isabel Várzeas.

O projecto “Chamem-me Stefan!” foi concebido para circular por diversos espaços públicos, tendo como público-alvo a comunidade educativa do 3.º Ciclo e Ensino Secundário.